quarta-feira, 3 de agosto de 2011

UM SER: PAI


Eu sou pai. Por três vezes na minha juventude senti a sensação maravilhosa de receber no mundo pessoinhas recém chegadas do céu. Que alegria e privilégio ter sob minha guarda almas puras, mentes limpas e corações inocentes. Ao mesmo tempo uma deliciosa responsabilidade ter que preparar cada um do meus garotos para a vida neste lugar. Felizmente cada pai tem o exemplo do Pai maior como inspiração. O exemplo de um amor incondicional, sincero, desinteressado e eterno e é por esse amor que nos ligamos aos filhos, é por esse amor que não importa o que aconteça nunca os abandonamos. Podemos estar longe, encontrá-los pouco, falarmos por telefone, internet ou cartas, o que importa é que eles estão em nosso coração e mente o tempo todo.
O pai é um ser quase divino, tem a oportunidade de participar do maior milagre da criação de Deus, a genética.  É o emissário da semente que forma um novo ser. Infelizmente muitos não se dão conta disso e quando isso ocorre, outro milagre acontece, o milagre do coração, porque o pai, no verdadeiro sentido não é o que gera a semente, planta e a abandona, mas o que cuida para que ela germine, floresça, viva e dê bons frutos. Para isso é preciso cultivar com todo cuidado e amor. É ser o jardineiro fiel que através do exemplo, da dedicação e do companheirismo formará pessoas de bom caráter para melhorar o lugar em que vivemos.
Agora em minha maturidade tive o privilégio de, pela quarta vez receber um presente de Deus, desta vez em forma de menina. É a vida que se recicla e sinto que estou tornando-me jovem novamente. A sensação é a mesma de quando cada um dos garotos nasceu. Alegria, ansiedade, amor, um misto de emoções que não dá para descrever. Agora sinto que meu jardim está completo e peço que Deus me dê o privilégio de ver todos os meus filhos  sentindo a mesma emoção com a chegada de seus filhos, meus netos.
No próximo domingo é o Dia dos Pais. Mais do que um dia de esperar por presentes, um dia de reflexão e de gratidão pelo(s) presente(s) que já recebemos.
Minha homenagem a todos os verdadeiros pais, os que cultivam o que receberam de presente um dia do nosso Pai maior, seja através da genética, seja através do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário