quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A RETOMADA DAS FAVELAS



Domingo, 13 de novembro de 2011. As forças de segurança em apenas algumas horas retomaram as favelas da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu na cidade do Rio de Janeiro que estavam sob o domínio de traficantes desde a década de 1970. As forças foram formadas por mais de 3000 homens do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais(Bope) da Polícia Militar e da Marinha. Foram utilizados armamentos pesados, helicópteros e até carros blindados, formando uma verdadeira operação de guerra. Ao meio dia a bandeira nacional foi hasteada como símbolo da retomada de um território até então sem lei, sem a presença do estado.  
O episódio foi comemorado pelos governantes como se fora a conquista do território de uma nação inimiga em uma guerra. Acontece porém que trata-se de um território pequeno se comparado a uma nação qualquer, com cerca de 70.000 habitantes; pessoas honestas e trabalhadoras, mas esquecidas dentro de seu próprio país. A polícia informou que a quadrilha de traficantes que dominava o local era formada por cerca de 200 homens fortemente armados. 
Indignado pergunto: se dava para fazer assim, por que não foi feito antes? Um pequeno exército de 200 homens dominou um território por mais de 40 anos, expondo pessoas de bem, famílias inteiras, crianças, jovens e adultos a perigos constantes e mortes violentas, aliciou menores e arrebanhou-os para seu lado por pura covardia, descaso e interesses escusos daqueles que deveriam dar proteção e condições de vida digna a esses moradores. Agora aqueles mesmos comemoram como se tivessem tido uma grande vitória! Estou estupefato diante de tudo isso. E as mortes? E as crianças perdidas para o tráfico? E as vidas sem perspectivas que se perderam durante todos esses anos? Quem vai se responsabilizar por elas? Quanto prejuízo foi causado nesse território e em tantos outros que ainda estão sob o domínio do mal por pura negligência ou conivência do estado? Poucas horas de um dia foram suficientes para desarticular o comando do tráfico em 3 favelas na cidade do Rio de Janeiro, apenas poucas horas! Quanto dinheiro foi necessário para realizar essa operação? Não faço ideia, mas acredito que muito menos do que o estado gastou nesses 40 anos com atendimento a vitimas da violência, com programas de reabilitação de dependentes de drogas, com tentativas de retomada(que houveram várias) frustradas e mal planejadas(acredito que de propósito), com projetos malsucedidos, enfim. Com certeza milhões foram gastos e mais milhões ainda foram desviados pela corrupção que se hospeda no poder público brasileiro. Agora, às vésperas de sediar a Copa do Mundo de futebol e posteriormente os Jogos Olímpicos deflagram-se operações como essa simplesmente para dar satisfação à opinião pública internacional. Ninguém está realmente preocupado com as pessoas, os seres humanos, os cidadãos brasileiros que vivem nas favelas em condições insalubres quer pela ausência do estado quer pela presença e domínio do banditismo. 
Até quando? Pergunto indignado novamente: se dava para fazer assim, por que não foi feito antes?


Leia mais, acesse Recanto das Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário