quinta-feira, 2 de junho de 2011

BATALHA CONTRA O TEMPO

Ah, meu jovem, não penses que terás sempre essa idade. Pois saiba que eu também já tive a mesma. Mas o tempo, ah! o tempo...Esse vilão implacável, inflexível, inexorável. Com ele não tem acordo. Não vás pensando que com tua esperteza poderás enganá-lo, não há lugar pra te esconderes dele, onde quer que fores, lá estará ele. Tu, com toda a tua inteligência e prepotência, com todas as técnicas de negociação que aprendeste nos bancos de uma faculdade, com todos os conhecimentos científicos adquiridos, com as melhores notas em matemática, com diploma de honra ao mérito em administração, ou com distinção em medicina plástica ou genética. Nada disso irá ajudar-te, pois ele não negocia. Ele não se dobra à ciência, é empírico mesmo. A ele não se soma ou multiplica, dele apenas se subtrai ou se divide.  Não se deixa enganar por quem tenta administrá-lo, é ilusão achar que podes, muito menos permite que disfarces o prendam fazendo-o parar.
Ah! meu jovem, pena que não compreendes o que te digo agora porque achas que terás a juventude para sempre, mas não conheces o teu inimigo; o tempo. Não traves uma batalha contra ele, pois irás perdê-la. Não o desafies nem o afrontes, pos ele rirá de ti, porque tuas armas, por mais modernas e poderosas que possam parecer não passam de piada para ele.
Mas existem algumas maneiras de não te sentires um perdedor diante dele. Por exemplo: 
Nunca faças nada que não te traga pelo menos um benefício (não perca teu tempo em coisas fúteis);
Não o deixe escapar entre teus dedos, já que não podes vencê-lo, alia-te a ele, vá aonde ele for, e volte com a sensação de que valeu a pena (tudo o que fizeres, faça valer a pena);
Nunca o deixe perceber que estás te sentindo derrotado por ele, viaje com ele de primeira classe, não permitas que ele te leve na classe econômica (viva feliz, faça escolhas certas pra não te arrependeres depois e ter que escolher novamente, mas, se tiver de fazê-lo, aproveite o que aprendeste com a experiência anterior);
Jamais lamente o que passou, porque não voltará(olhe pra frente e tenhas projetos para o futuro, sempre).
Ah! meu jovem, se conseguires fazer algo parecido com isso sentir-te-ás melhor em relação ao teu inimigo, pois mesmo sabendo que ele te derrotará no final, vais levar o desfecho dessa batalha para o mais longe possível e quando chegar o momento de depores as tuas armas, serás reconhecido pelo teu inimigo como um bravo, um guerreiro que não se entregou e não se deixou abater. Então terás conquistado o respeito merecido.

www.recantodasletras.com.br/autores/ivanlimasp 



Nenhum comentário:

Postar um comentário