sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A MELHOR ÉPOCA


Hoje me peguei pensando na minha juventude, nas coisas que gostava, nas coisas que fazia, nas músicas da época, nos filmes e programas de tv, no futebol. Tudo parecia melhor.
Não raro me pego em conversas com contemporâneos que, como eu, viveram os maravilhosos anos 70 e 80 na juventude e a conversa é sempre a mesma; naquela época tudo era melhor, as músicas realmente boas são daquela época(Imagine, Garota de Ipanema, Stain' Alive, Heartbreaker, Detalhes, etc), não se fazem mais filmes como naquela época(Tubarão, Jornada nas Estrelas, ET, O Dia do Chacal, etc), as novelas e programas de tv daquela época são incomparáveis(Irmãos Coragem, Bandeira 2, Bonanza, Chico City, etc), o futebol era uma arte(Seleção Brasileira de 70 e 82, Holanda 74), não temos mais craques como naquele tempo(Pelé, Tostão, Rivelino, Sócrates, Zico, etc), enfim, as coisas e as pessoas no passado eram melhores. Será mesmo?
Ao conversar com pessoas mais velhas que eu(mãe, tias e tios) percebo que o sentimento delas em relação às coisas da sua época de juventude é o mesmo que o meu em relação à minha época de juventude, ou seja, de que tudo era melhor do que em qualquer outra época, e ao conversar com jovens(filhos, amigos dos filhos, filhos de amigos) percebo que eles acham que estão vivendo a melhor época de todos os tempos, que tudo hoje é melhor do que tudo o que já existiu, as músicas de hoje tem mais qualidade de som, os filmes tem efeitos computadorizados perfeitos, as novelas e programas de tv tem mais conteúdo, o futebol é mais dinâmico, os craques são mais rápidos.
Isso me fez refletir e cheguei a uma conclusão bastante simples. Não é uma época que é melhor ou pior que a outra, na verdade somos nós que vivemos o melhor momento de nossas vidas na juventude e carregamos isso para a vida inteira. Por mais que a vida na maturidade esteja mais tranquila porque já alcançamos nossos objetivos ou já nos conformamos com o que a vida nos deu, a verdade é que vivemos carregando nossa juventude conosco ao longo dos anos e o fazemos através do sentimento de que tudo o que vivemos naquela época era melhor do que o que a juventude de hoje vive. É como uma espécie de consolo por a vida estar nos sendo tirada aos poucos, com o passar dos anos e assim pensamos que a melhor coisa que nos aconteceu foi termos nascido exatamente na época que nascemos, pois assim tivemos a oportunidade de viver a melhor época de todos os tempos. Pelo menos eu concordo que uma coisa é melhor hoje do que antes, a tecnologia que me permite rever filmes, programas, imagens de jogos memoráveis, ouvir minhas músicas favoritas e assim me sentir mais próximo daquela que chamo de melhor de todas as épocas. Acho que é isso que faz a vida ter realmente sentido.  

Visite www.ivanlimasp.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário