segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A LIÇÃO DA HARPIA

A Harpia ou Gavião Real é a maior ave que habita as florestas tropicais e uma das maiores aves do mundo. O macho pode chegar a 60 cm e a fêmea a 90 cm e pesar até 10 kg. No Brasil, é encontrada na Amazônia e em menor quantidade na Mata Atlântica. É uma ave de hábitos muito interessantes. O casal cria apenas um filhote por período de reprodução, que acontece a cada 2 ou 3 anos. Faz seu ninho em árvores muito altas e aos 6 meses o filhote testa suas asas, porém ainda permanece sob os cuidados dos pais por mais 10 ou 12 meses, quando está pronto para sobreviver e formar sua própria família, pois já aprendeu a voar e a caçar. Quando chega esse momento o casal destrói seu ninho, como que mostrando ao filhote que à partir daí ele deve seguir seu próprio caminho no mundo, afinal, já é um adulto e deve ser independente, como a natureza exige. Deve ser um momento muito doloroso para todos. Para os pais, por terem de se separar daquele a quem tanto amam e que tiveram tanto cuidado para alimentar, ensinar a voar, ensinar sobre os perigos da vida. Para o filhote, por ter de separar dos seus protetores, daqueles que tudo lhe ensinaram desde o ninho, em quem sempre confiou. Porém, faz parte da sua natureza ser independente e assim, com suas belas asas ele vai ganhar o mundo nas alturas e trilhar seu próprio caminho, fazer sua própria história, constituir sua própria família e dar continuidade à sua espécie.
Ao conhecer essa história pensei em meus filhos. Como a Harpia, destruí o ninho e coloquei-os a voar ainda muito jovens. Foi doloroso para mim e para eles. Tiveram que enfrentar o mundo com seus perigos e suas armadilhas, batalhar seus empregos, ir atrás de seus ideais, construir relacionamentos. Não foi fácil para eles e sei que ainda não é. Três homens que, embora ainda jovens já estão trilhando seus próprios caminhos, escrevendo suas próprias histórias, fazendo suas carreiras profissionais e constituindo suas próprias famílias. Por muito tempo senti culpa, mas hoje, ao vê-los homens formados, homens de bom caráter, com mentes brilhantes, responsáveis pelos seus destinos, seguros de si, sinto muito orgulho deles. Eles bateram suas asas em busca da independência e a conquistaram. 
Vejo muitos jovens e outros não tão jovens que são totalmente dependentes dos pais, que não conseguem construir seus destinos, não conseguem voar,   parece que estão com as asas aparadas. Inseguros, não conseguem deixar seus ninhos e voar em busca de suas próprias vidas, construir suas próprias histórias. Vejo pais que não conseguem destruir o ninho e libertar seus filhos para a vida, querendo deixá-los sempre debaixo de suas asas, não confiando talvez em sua capacidade de realizar. 
Não sei dizer quem está certo ou quem está errado. Cada qual deve saber como agir na vida, porém a natureza, com toda a sabedoria tem muito a nos ensinar, e a lição da Harpia pode ser uma delas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário