terça-feira, 20 de março de 2012

VOCÊ ENTENDE DEUS?

Ao ver tantas pessoas sofrendo, tanta desigualdade entre os seres humanos que têm a mesma origem, afinal, todos fomos criados à imagem e semelhança de Deus(Gênesis 1:26), eu pergunto: você entende Deus? A bíblia nos diz que Ele é pai de todos nós(Efésios 4:6), então por que tantas diferenças? Por que uns tem tanto e outros menos, e outros menos ainda, e tem aqueles que realmente não tem nada? O que mais me choca é o sofrimento de crianças, esses seres indefesos, que nada podem fazer por si, ficando na total dependência de alguém. Se uma criança saudável quando não tem os cuidados necessários acaba morrendo, o que dizer de uma criança doente? Ao ver uma criança com uma terrível doença, muitas vezes sem cura, a primeira pergunta que me vem à cabeça é: por que Deus? Se é pai, como pode deixar que isso aconteça?
O mais intrigante é que justamente aquelas pessoas que não tem nada ou tem muito pouco e aqueles pais cujos filhos são acometidos por terríveis males é que mais se voltam para Deus e dão graças à Ele. Como pode?
Como pai eu sempre procurei fazer o melhor para meus filhos, principalmente quando crianças. Todos os cuidados, todo o carinho e atenção, tudo para que nada lhes faltasse. Mesmo assim, sinto que dei e ainda dou pouco à eles, porém, quando olho em volta, percebo o quanto eles tem em relação a outros. Mas por que eu faço isso por eles? A resposta é simples, porque eu os amo. E por que eu os amo? Porque são meus filhos, gerados de mim ou adotados por mim, são muito próximos de mim e por isso eu os amo e faço tudo por eles. É muito fácil amar um filho quando ainda é um bebê. É muito fácil amar um filho quando ainda é uma criança. É muito fácil amar um filho adolescente obediente. É muito fácil amar um filho adulto que segue os nossos ensinamentos. Porém, não é tão fácil amar um filho que se rebela, que se revolta contra seus pais, que dá as costas, que os abandona, que se desvia dos caminhos a ele mostrados, que se envolve com pessoas ruins e tem uma conduta contrária aos princípios que os pais tanto preservam, mas pais de verdade os amam da mesma maneira. Que amor é esse? De onde ele vem? Quando penso nisso, então começo a entender Deus. Quem ama de verdade não espera retorno, não cobra contra partida, simplesmente ama porque tem amor para dar(I Coríntios 13). Pessoas que têm pouco ou nada, pais com filhos doentes ou que morrem encontram conforto no amor de Deus, porque é exatamente esse tipo de amor que Ele tem por nós. Ele não espera nada, não cobra nada, não negocia nada, simplesmente nos ama e quer que o amemos, não para recebermos o seu amor, mas porque quando o amamos somos felizes em tudo, tendo muito, pouco ou nada, estando sãos ou doentes, recebendo muitas dádivas ou não. Quando nos deparamos com tanta desigualdade entre os seres humanos, filhos do mesmo pai, percebemos que o problema não está em Deus, mas em nós. Alguns recebem muito, outros menos e outros nada. Por que será? Algum ser humano precisa de 74 bilhões de dólares* para viver uma vida de no máximo, 80, 90 anos? Você realmente precisa de tudo o que possui? Deus poderia resolver todos os problemas da humanidade, mas preferiu deixar que nós enxergássemos o nosso próximo e tivéssemos o mesmo amor que temos para com nossos filhos e nós mesmos(Lucas 10:27). "O egoísmo escraviza, o amor liberta". É uma frase forte, que leva à reflexão. Quando pensarmos que Deus é injusto, devemos pensar primeiro na grande oportunidade que Ele nos dá de conhecer o seu amor, demonstrando amor aos nossos semelhantes. 



















Demonstre todo o seu amor. Clique aqui e saiba como.


"O verdadeiro amor nunca se desgasta, quanto mais se dá mais se tem." 
Antoine de Saint-Exupéry 

(*)Valor estimado da fortuna do homem mais rico do mundo, o mexicano Carlos Slim Helu, segundo a revista americana Forbes.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário